quarta-feira, 20 de maio de 2009

Frei Betto ataca G-20


Na edição 146 Maio de 2009 da revista Caros amigos Frei Betto solta o verbo contra o G-20, grupo que reune as vinte maiores economias do planeta.
Na reunião que aconteceu em Londres no inicio de Abril para tratar da crise mundial, assim disse ele: "Esperava que fossem destinar recursos para reduzir a fome, que segundo a ONU 500 bilhões de dolares seriam suficiente já que 950 milhões de pessoas sofrem desse mal no mundo, esperava também o fim dos paraisos fiscais em varios países europeus como: Suiça, Luxemburgo, Belgica, Austria, Londres etc. que são feudos de riqueza ilícita".
De acordo com o escritor esses países sofrem de hiperotropia e o capitalismo neoliberal deu um tiro no pé, em vez de debaterem como livrar o mundo da fome, decidiram destinar 1,1 trilhão de dolares para salvar o mercado.
Ele tambem não poupou o FMI de quem disse tratar-se de uma instituição atrelada à Casa Branca e recebeu essa fortuna para continuar metendo o nariz nas financas dos países devedores, impondo medidas economicas favoraveis as privatizações, oligopolização de empresas e bancos e aumento da dasigualdade social.
Assim diz ele:

2 comentários:

Noel Tavares disse...

Esses dirigentes dos países mais ricos do mundo só fazem reunião e ajuda aos menos favorecidos nada. Parece mais que se reunem para uma boa conversa fiada regada a uma boa comida e uma boa bebida.

Atma Vydia disse...

Ao postar textos que denunciam os abusos do capitalismo neoliberal voce contribui para uma reflexão critica deste sistema econômico.
Bons fluidos!!!
Atma( Valéria Silva)